Bagels

INGREDIENTES

Massa-mãe
200g de farinha
25g de fermento biológico fresco
100g de água morna

Massa
550g de farinha
20g de mel Acushla
250g de água
10g de sal

Outros
Bicarbonato de sódio
Sementes de sésamo
Sementes de linhaça

 

MODO DE PREPARAÇÃO

Massa-mãe
Amorne a água e junte-lhe o fermento para que se dissolva. Mexa e junte-lhe a farinha. Amasse e sove por alguns minutos até formar uma massa bem firme. Forme uma bola e coloque-a num recipiente coberto com um pano em ambiente morno. Deixe levedar durante 2 horas.

Massa
Misture os restantes ingredientes da massa à massa-mãe, sovando e amassando bem numa superfície que não deve ser enfarinhada (pois a massa não deve levar mais farinha).

Vá amassando até que a massa fique uniforme e elástica (ela será bem firme e seca). Forme uma bola, cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos .

Após este tempo, divida a massa em pedaços de 80g (cerca de 12-14). Forme com cada pedaço uma bola. Com a ponta do rolo da massa, pressione a bola no centro, fazendo-lhe um furo. Role-o para suavizar as beiradas do furo. Deixe o furo bem aberto para evitar que ele se feche quando a massa crescer. Coloque cada um deles sobre um tabuleiro forrado com um pano e cubra-os com um pano ligeiramente húmido. Deixe fermentar uma última vez durante 30 minutos a 1 hora, até que dobrem de tamanho.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 240ºC e unte 2 tabuleiros com margarina e polvilhe-os com farinha. Reserve. Quando os bagels acabarem de levedar coloque uma panela ao lume, assim que a água ferver junte-lhe 1 colher de chá de bicarbonato de sódio por cada litro de água adicionado. Coloque quantos bagels couberem na panela de água fervente e deixe que cozinhem por 30 segundos. Vire-os com uma escumadeira e cozinhe por mais 30 segundos (eles irão flutuar à superfície da água quando estiverem no ponto).

Retire os bagels da água e coloque-os sobre um pano e nesse exacto momento polvilhe-os com as sementes para que estas colem.

Coloque os bagels nos tabuleiros, com algum espaço entre cada um e com as sementes para cima. Leve ao forno por 10 minutos, até que estejam levemente dourados.

Retire do forno e deixe que arrefeçam sobre uma grade.

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta