5 factores que afectam a Qualidade do Azeite Virgem Extra

Quando se faz produção azeite é necessário prestar atenção a todos os detalhes, pois tudo é importante para manter a excelência do produto.

Vários são os factores que podem afectar a qualidade do azeite: o clima e a região são só alguns dos factores cruciais para a produção de azeite.

azeite extra virgem

Amadurecimento da fruta: Este é um factor muito importante para determinar o sabor e a qualidade do azeite. No mundo há 270 tipos de oliveiras e 24 são usadas regularmente para a produção de azeite.

Método de extracção: Tem um grande impacto no resultado final do produto. E o tempo representa outro perigo, pois quanto mais tempo estiver no armazenamento, mais rapidamente a qualidade baixa: sendo que, ao contrário do vinho, a qualidade do azeite piora ao longo do tempo.

A luz altera a qualidade: A exposição ao oxigénio e ao calor são, também, prejudiciais para a qualidade do azeite. Deste modo, o acondicionamento em embalagens que bloqueiem a exposição à luz ajuda a preservá-lo.

Tudo deve estar limpo: É muito importante para manter a qualidade do azeite. Desde o chão até às máquinas e às embalagens, tudo deve estar completamente limpo.

A azeitona é uma fruta e deve ser tratada como tal: Caso não seja protegida contra a pressão, abrasão e doenças, a qualidade e quantidade da produção serão afectadas.

COMO FAZER AZEITE BIOLÓGICO?

Os procedimentos devem ser os mesmos, mas o azeite biológico advém da primeira extracção a frio. Desse modo, o sabor torna-se mais delicado, desfruta-se de mais benefícios antioxidantes e de uma maior taxa de valor nutricional.

Ao comprar este produto, lembre-se sempre: o azeite biológico não é produzido com pesticidas, por isso é melhor para si.

Com estas dicas, irá tornar-se um especialista em azeite. Seleccione o melhor e desfrute.






0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta