5 factores que afectam a Qualidade do Azeite Virgem Extra
Quando se faz produção azeite é necessário prestar atenção a todos os detalhes, pois tudo é importante para manter a excelência do produto.
Vários são os factores que podem afectar a qualidade do azeite: o clima e a região são só alguns dos factores cruciais para a produção de azeite.
Amadurecimento da fruta: Este é um factor muito importante para determinar o sabor e a qualidade do azeite. No mundo há 270 tipos de oliveiras e 24 são usadas regularmente para a produção de azeite.
Método de extracção: Tem um grande impacto no resultado final do produto. E o tempo representa outro perigo, pois quanto mais tempo estiver no armazenamento, mais rapidamente a qualidade baixa: sendo que, ao contrário do vinho, a qualidade do azeite piora ao longo do tempo.
A luz altera a qualidade: A exposição ao oxigénio e ao calor são, também, prejudiciais para a qualidade do azeite. Deste modo, o acondicionamento em embalagens que bloqueiem a exposição à luz ajuda a preservá-lo.
Tudo deve estar limpo: É muito importante para manter a qualidade do azeite. Desde o chão até às máquinas e às embalagens, tudo deve estar completamente limpo.
A azeitona é uma fruta e deve ser tratada como tal: Caso não seja protegida contra a pressão, abrasão e doenças, a qualidade e quantidade da produção serão afectadas.
COMO FAZER AZEITE BIOLÓGICO?
Os procedimentos devem ser os mesmos, mas o azeite biológico advém da primeira extracção a frio. Desse modo, o sabor torna-se mais delicado, desfruta-se de mais benefícios antioxidantes e de uma maior taxa de valor nutricional.
Ao comprar este produto, lembre-se sempre: o azeite biológico não é produzido com pesticidas, por isso é melhor para si.
Com estas dicas, irá tornar-se um especialista em azeite. Seleccione o melhor e desfrute.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!