benefícios do azeite olive oil health benefits

Azeite biológico e os seus benefícios para a saúde

Azeite biológico e os seus benefícios para a saúde

Se está à procura dos benefícios do azeite biológico para a saúde, não procure mais. Hoje vamos debruçar-nos sobre os benefícios gerais de incorporar o azeite na sua dieta e sobre como o azeite biológico pode aumentar significativamente estes benefícios.

Porque é que o azeite é considerado um superalimento? 

O azeite (especialmente o azeite biológico) tem uma excelente reputação por várias razões. Por um lado, está repleto de antioxidantes poderosos (como a Vitamina E) que se acredita que ajudem a prevenir o cancro. Por outro lado, é rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis (ácido oleico) – ao contrário de alternativas como a manteiga, que contribuem para a obstrução das artérias.

As gorduras monoinsaturadas são conhecidas por trazer vários benefícios para a saúde, tais como uma redução no risco de doenças cardíacas, um aumento do colesterol bom e uma regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Para além de todos os benefícios que traz para a saúde, o azeite também é super devido à sua versatilidade. Pode ser usado como um tempero delicioso de saladas e outros pratos, para fritar vários alimentos, para saltear legumes ou até para colocar em cima do pão torrado.

Quais são os benefícios do azeite para a saúde?

Recolhendo várias informações relativas aos benefícios do azeite para a saúde, compilamos uma lista de razões pelas quais este deve definitivamente integrar a sua dieta. Lembre-se que estes benefícios aumentam (e muito!) quando falamos de azeite biológico.

  • Riscos mais baixos de cancro
  • Riscos mais baixos de doença cardíaca
  • Aumento nos níveis de colesterol bom
  • Regulação dos níveis de açúcar no sangue
  • Propriedades anti-inflamatórias
  • Poderá reduzir o risco de diabetes do tipo 2
  • Poderá ajudar a tratar a artrite reumatoide

Se estas razões não forem suficientes, gostará de saber que o consumo de azeite não está associado a aumento de peso, ao contrário do consumo de outras gorduras.

Porquê optar por azeite biológico?

O azeite biológico é a escolha acertada por várias razões. Em primeiro lugar, o azeite biológico tem uma produção mais responsável, ecológica e ética, sendo feito com bastante paciência e atenção ao detalhe. Juntando todos estes fatores, o produto resultante é simplesmente superior: azeite de melhor qualidade que faz melhor à sua saúde.

Mas qual é o verdadeiro significado de “biológico” no contexto da produção de azeite? No caso do azeite Acushla, significa, em primeiro lugar, que as nossas oliveiras são cultivadas com o maior respeito pelos trâmites definidos pelo modo de produção biológica, previstos pela legislação europeia e americana do sector. Isto inclui a adoção de técnicas de cultivo que respeitem o ciclo de vida natural das árvores e a abolição de produtos químicos de síntese, resultando num impacto ambiental reduzido.

Ao não perturbar o ciclo de vida natural das árvores, abre-se caminho para a instalação de outras espécies de flora e fauna na quinta, criando um ecossistema pequeno mas diversificado que ajuda a enriquecer os solos e providencia mais e melhores nutrientes às nossas árvores.

Em suma, a implementação de políticas mais responsáveis, o desenvolvimento de um ecossistema mais rico e diverso e a adoção técnicas de de cultivo tradicionais têm um resultado simples: um azeite de qualidade superior, mais rico em nutrientes e sabor.

 

Fontes de informação:

W. LI, W. (2019). Comer para Curar. ARENA. (link)

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário