Como Provar Azeite?

Quando se fala em azeite, a paleta de cores e de sabores é extensa: há azeites para todos os gostos e ocasiões. Das entradas às sobremesas, o “ouro líquido” faz parte das ementas mais típicas e saudáveis dos 4 cantos do mundo.

Provar azeite

Com texturas e sabores distintos, é preciso saber saborear e distinguir o azeite. Deixamos-lhe algumas dicas para provar azeite e para conseguir descobrir todos os aromas de um dos produtos mais antigos e conceituados do planeta.

 

  • Escolha o melhor copo

    E neste caso não estamos a falar do material mais resistente ou mais caro. As provas devem ser feitas em copos escuros para que a cor (ou ausência dela) não influencie o olfato 
  • Aqueça o azeite

    Mas atenção: para aquecer o “ouro líquido” basta colocar uma mão no topo do copo e outra por baixo. Dessa maneira vai conseguir aquecer o azeite para que os componentes que atribuem aroma e sabor sejam libertados
  • Não faça refeições

    Os provadores oficiais estão, no mínimo, uma hora em jejum, não devem fumar antes da prova nem usar perfume nesse dia. Passos importantes e que devem ser respeitados para que a degustação seja a mais isenta possível. 

  • “De manhã é que se começa o dia”

    Siga o ditado português: dizem os especialistas que a melhor altura do dia  para provar azeite é a manhã já que os sentidos estão mais apurados.


Por norma, um bom azeite tem um sabor doce na ponta da língua, amargo na parte superior e picante perto da garganta. Mas não se esqueça que todos os azeites têm sabores diferentes.
Existem diversas variedades de oliveiras que produzem  azeitonas diferentes com sabores bem distintos.

Dizem os especialistas que  para os amantes do “ouro líquido” o melhor é dedicar algum tempo ao estudo degustativo dos azeites monocasta (feito a partir de uma única espécie de azeitonas).

Mas a verdade é que a maior parte do azeite é feito de combinações de várias espécies de azeitonas. O Acushla é extraído de variedades de oliveiras típicas de Trás-os-Montes – Cobrançosa, Madural, Verdeal e Cordovil.

 

Provar azeite

Acima de tudo, aproveite o tempo que guarda para uma deliciosa prova de azeite. Sinta o aroma, os sabores, as texturas e as cores. Delicie-se com um produto milenar e que continua a apaixonar o mundo inteiro.








 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta