Saiba como é composto o azeite

A composição do azeite – Micronutrientes e outros

Diz-se que a palavra “Azeite” provem do árabe “az + zait” que significa “sumo da azeitona”, fruto da oliveira.

Efectivamente, e tal como os restantes sumos de fruta aos quais associamos vitaminas e propriedades antioxidantes, também o azeite contém outros nutrientes para além da gordura.

Azeite Acushla

 

É também importante referir que esse mesmo conteúdo em nutrientes e outros compostos é mantido no azeite essencialmente pelo facto de este não ser sujeito a processos de refinação.

Como consequência, verifica-se também a retenção de todos os benefícios associados à sua composição, destacando-se o seu perfil antioxidante resultante do conteúdo em vitamina E, carotenos e polifenois.

Propõe-se assim olhar com mais detalhe cada um dos constituintes deste perfil antioxidante do azeite.

Vitamina E: A vitamina E, também denominada tocoferol, é uma vitamina lipossolúvel (ou seja, solúvel em gordura) com uma importante ação antioxidante. Neste sentido, estudos têm reportado o seu papel benéfico e protetor em doenças inflamatórias e também doenças cardiovasculares.

Adicionalmente, para além dos benefícios para a saúde, a vitamina E contribui para a preservação e estabilidade do azeite.

Carotenos: Os Carotenos são, em conjunto com a clorofila, os principais pigmentos naturais presentes no azeite. Para além de contribuírem para a sua coloração amarelada, desempenham também um importante papel na sua atividade antioxidante.

Polifenois: Os polifenois são compostos produzidos pelas plantas em resposta a agressões (como temperaturas ou pragas), tendo como tal uma função protetora. No azeite, dentro destes compostos destacam-se a oleuropeína, o hidroxitirosol e o tirosol, que para além de contribuírem para o aroma e sabor do azeite (“flavor”), apresentam também uma importante atividade anti-inflamatória e antioxidante.

Adicionalmente, será ainda muito importante referir neste artigo os Esteróis Vegetais: Os esteróis vegetais são também importantes compostos presentes no azeite, sendo reconhecidos pelo seu papel na diminuição da absorção do colesterol.

Todos estes benefícios, aliados ao seu sabor único e ao seu papel na nossa gastronomia fazem com que o azeite reúna uma tríade de sucesso: saúde, sabor e tradição.

 

Inês Pádua – Nutricionista

 

* Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e aluna do doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição. Tem desenvolvido a sua atividade como nutricionista na área da investigação e em projetos de comunicação e educação para a saúde.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta