Quando o Azeite torna o dia de São Valentim mais especial

O dia mais romântico do ano chegou. As montras ganham um novo alento com o vermelho vivo da paixão e os mais enamorados deixam-se levar pelo êxtase da época.

azeite paixão

Existem várias teorias para o início do Dia dos Namorados:

  • Dizem os especialistas que a celebração começou a ser feita na Roma Antiga, em homenagem a Juno, deusa da fertilidade e do casamento. Nessa altura, era feita a “passeata da fertilidade”, onde os sacerdotes caminhavam pelas cidades e tocavam em todas as mulheres com correias de couro para assegurar a fertilidade. Nessa altura acontecia, ainda, uma espécie de festival que durava o mês todo onde os rapazes tiravam, à sorte, de uma caixa, o nome da rapariga que iria ser a “companheira” ao longo da festividade.


  • Uma outra versão da história diz-nos que no final da Idade Média o Imperador Cláudio II proibiu os casamentos durante períodos de guerra porque acreditava que os soldados solteiros eram melhores combatentes. Diz a lenda que o bispo Valentim não seguiu as indicações do imperador e continuou a celebrar as uniões em segredo até que foi preso e condenado à morte. A execução do bispo aconteceu precisamento a 14 de fevereiro e, para manter o espírito da época, este passou a ser o dia oficial da celebração do amor.
     
  • Existem outros relatos que dizem que o Imperador Cláudio II mandou prender o padre Valentim depois de este se ter recusado a converter à sua religião. Na prisão, o padre apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente. Antes da sua execução, o padre terá deixado um bilhete à jovem que dizia “From your Valentine” (em português, “Do teu Valentim”). Uma frase que perpetuou pelos tempos e que continua a fazer suspirar os mais românticos.



Apesar das diferentes versão da história, a verdade é que o dia continua a ser celebrado um pouco por todo o mundo e a seduzir os casais apaixonados.

Uma comemoração que também está associada ao azeite. Existem alguns ditados populares que garantem que o “ouro líquido” é símbolo de amor e paixão:

azeite paixão

Ou então:

casamento azeite paixão dia dos namorados

O azeite também sempre esteve associado a rituais de beleza e de fertilidade. Na Grécia Antiga, as mulheres que queriam engravidar passavam longos períodos de tempo à sombra das oliveiras. Na mesma altura, o “ouro líquido” era considerado um elixir da juventude, já que os heróis da guerra untavam o corpo com azeite para conservarem a beleza imortal. 

Dicas com Paixão

No dia mais romântico do ano todos querem estar “no ponto”. As declarações de amor, os jantares apaixonados e as indumentárias mais especiais fazem parte do “menu”  do dia.

Para as mulheres: se não tem tempo para tratamentos SPA, uma máscara caseira à base de azeite, mel e ovos vai tornar a sua pele mais suave – bastam 15 minutos.

Os senhores podem trocar a espuma de barbear por azeite – desfazer a barba vai ser uma tarefa mais fácil e a pele vai ficar mais suave.

Receitas apaixonantes

Em tempos de crise, nem sempre é fácil celebrar a paixão. Ainda assim, um jantar a dois feito com especial carinho e dedicação pode apimentar uma relação e tornar a noite muito especial. Existem alguns alimentos afrodisíacos e que podem potenciar uma noite cheia de romantismo e amor:

  • Chocolate – É rico em serotonina, um químico que estimula a área no nosso cérebro ligada ao prazer, e em fenilalanina, o aminoácido que actua sobre o despertar e melhora a disposição.

  • Sementes de sésamo – incluem oito nutrientes «sensuais»: cálcio, ferro, magnésio, ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6, selénio, zinco e vitamina E.

  • Papaia – A sua polpa alaranjada é uma boa fonte de cálcio e em vitamina C, estimulantes para despertar os sentidos mais românticos.

  • Gengibre – De sabor e aroma fortes e pungentes, o gengibre possui propriedades estimulantes.

  • Amêndoas – Fonte de magnésio e ácidos gordos essenciais, são também ricas em cálcio, zinco, ácido fólico e vitaminas B2, B3 e E, o que as tornam num alimento importante na prevenção da infertilidade.

São apenas alguns dos alimentos que pode usar para o dia dos Namorados. Surpreenda a sua “cara-metade” com um jantar romântico, à luz das velas e com uma boa banda sonora a acompanhar. Se está a precisar de uma sugestão culinária, o Acushla reuniu para si algumas das melhores receitas para deslumbrar na noite mais romântica do ano. Não se esqueça que o azeite é o ingrediente mais especial: acredite que a sua refeição vai ser ainda mais saborosa e intensa.

 






 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta